BANCADA ROBÓTICA GROWSKILLS

A bancada de formação em Robótica Colaborativa, inclui um robô Universal Robots UR3e e um sistema de Gripper e Visão Artificial Robotiq (Hand-E e Wrist Camera), que permite manipular, montar e verificar peças de trabalho

O Robôs Colaborativos UR3e, após recepcionar as peças e com a utilização do sistema de visão é capaz de realizar a montagem das peças, de acordo com o requisito do utilizador. O sistema possui uma peça a ser montada que inclui, base, cilindro interior e tampa, estes possuem 2 cores diferentes.

O controlo do sistema mecatrónico pode ser realizado integralmente pelo controlador do robô, ou utilizando o PLC Siemens S7-1200 incluído.

Bancada Growskills Didatics
Bancada GS Didatics

ESTRUTURA BASE

Mesa em aluminio perfilado (800x1000x800);

Saia em madeira lacada;

Armario para colocação do controlador do robô.

Alimentação 230V

TAPETE DE ENTRADA

Tapete em tela com dimensão 500x40mm;

Motor DC 24V, com controlador de velocidade e direção;

Sensor de presença de peça no final do tapete;

Encoder para detetar a posição do tapete e permitir realizar trabalhos de seguimento de tapete.

TAPETE DE SAÍDA

Tapete em tela com dimensão 500x40mm;

Motor DC 24V, com controlador de velocidade e direção;

Sensor de presença de peça no inicio do tapete;

Encoder para detetar a posição do tapete e permitir realizar trabalhos de seguimento de tapete.

ALIMENTADORES DE PEÇA

Os 2 alimentadores garantem a disponibilização contínua de peças para o processo de montagem. Estão equipados com sensores para deteção de ausência de peças e sistemas pneumáticos.

Com armazém vertical para 4 peças

Acionado por cilindro de duplo efeito, com reguladores de velocidade e eletroválvula

Sensores magnéticos de posição

Sensor ótico para deteção de falta de peças no armazém.

SUPORTES DE PEÇAS

Suporte de peças para montagem, cilindros interiores, tampas coloridas

ROBÔ COLABORATIVO UR3E

O robô colaborativo UR3e (Figura 2) é o elemento central da Bancada GS, responsável pela manipulação precisa das peças. Com uma interface intuitiva, permite simular processos industriais de montagem, manipulação e colaboração com operadores humanos.

 

Tem as seguintes especificações:

• Alcance de 500 mm;
• Carga útil de 3 kg;
• Área ocupada Ø 128 mm;
• Peso de 11,2 kg.

GRIPPER ROBOTIQ HAND-E

Garra colaborativa de 2 dedos adaptativa com controlo e feedback de posição, força e velocidade. A tem dedos que permitem adaptar-se ao objeto.

A garra tem seguintes características:

  • Curso (ajustável) de 50mm;
  • Força de aperto (ajustável) de 20 a 185N;
  • Capacidade de carga de 5kg;
  • Velocidade de aperto (ajustável) de 20 a 150mm/s;
  • Comunicação com o robô (Item 1) por Modbus RTU (RS-485) ;
  • Proteção IP65;
  • Instalação Plug&Play com o robô (incluindo software de controlo e hardware de montagem).

SISTEMA DE VISÃO ROBOTIQ WRIST CAMERA

O sistema de visão serve de interface de montagem mecânica e elétrica com a garra Hand-e e com o robô UR3e.

O sistema de visão tem as seguintes caracteristicas:

  • Sensor de cor de 5MP;
  • Foco ajustável eletricamente;
  • Distância de trabalho de 70mm até infinito;
  • Iluminação integrada por 6 LED, cor branca, com ajuste de intensidade;
  • Controlo, processamento e parametrização realizado diretamente no controlador do robô do Item 1;
  • Parâmetros programáveis:
    • Importação de ficheiros CAD (.dxf);
    • Aprendizagem automática de peças (formas arbitrárias);
    • Aprendizagem paramétrica de peças (círculo, anel, quadrado, retângulo);
    • Edição de arestas, validação de cor do objeto e validação de espaço livre;
    • Parâmetros da camara, manuais ou automáticos, exposição, foco, iluminação e balanço de brancos.
  • Comunicação com o controlador do Item 1 por USB, alimentação por 24V;
  • Memoria DRAM para buffer de imagens interno;
  • Funções disponíveis:
    • Importação de CAD;
    • Calibração Automática;
    • Auto-Pick;
    • Aprendizagem de peças;
    • Validação do espaço livre para o gripper;
    • Offset visual atraves de códigos matriciais;
    • Leitura de códigos 1D e 2D;
    • Gravação de imagens.

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