“O investimento em novas tecnologias pelo nosso tecido empresarial terá que estar alinhado com o investimento nas áreas de formação específicas.” – Revista
A inovação tecnológica é sem dúvida um fator essencial para o desenvolvimento. Transversal a todos os sectores, desde a saúde ao ensino, da indústria aos serviços, as apostas em novas tecnologias permitirão um novo posicionamento estratégico. Com a possibilidade de englobar países a competirem entre si, dentro de uma realidade onde o conhecimento é o maior valor e fator diferenciador na competitividade.
Os setores sejam eles públicos ou privados, grandes ou pequenas empresas, enfrentam diariamente esta transformação acelerada para uma realidade cada vez mais digital e automatizada.
Esta transversalidade alerta-nos para novos desafios, novas oportunidades e ameaças que deveremos estar muito atentos e em busca de soluções adequadas. Com o intuito de conseguir acompanhar esta fase de grande transformação. Desde logo o conhecimento e domínio técnico afiguram-se como ativos imprescindíveis na permanência e continuidade desta alavancagem estratégica.
O investimento em novas tecnologias pelo nosso tecido empresarial terá que estar alinhado com o investimento nas áreas de formação específicas. Este equilíbrio dual de investimento não só é necessário como poderá comprometer a eficácia na inexistência desta complementaridade.
São conhecidos de forma geral, fortes investimentos nas áreas tecnológicas, na modernização de processos, como também investimentos diretamente ligados ao ensino e formação.
Desta forma cria condições de aprendizagem diferenciadoras com foco no alargamento de competências muito específicas.
A formação e o conhecimento
São pilares fundamentais e niveladores de maior ou menor sucesso nesta transformação. É imprescindível que as escolas, centros de formação, Universidades, centros de investigação, reúnam todas as condições e ferramentas que garantam uma resposta adequada às novas necessidades. Diria que é urgente uma atuação efetiva na capacitação das estruturas ao nível dos recursos, que possibilitem uma ação focada, alinhada e consciente. Sendo esta uma grande oportunidade ou uma enorme ameaça consequente.
A Growskills, tem vindo a desenvolver um trabalho que consideramos imprescindível nesta matéria, desde logo pela divulgação e apresentação de equipamentos que visam equipar e preparar as estruturas de ensino e formação nas áreas de maior necessidade formativa.
Verifica-se procura e largo interesse nestes utensílios de formação, pensados e criados para garantir maior eficácia na aquisição e consolidação de conhecimentos em áreas muito específicas como robótica, mecatrónica, I4.0, o que demonstra claramente a observância atenta desta nova realidade pelas nossas estruturas de ensino, falta, pois, concretizar e criar plataformas que suportem e viabilizem a execução destes projetos de formação à imagem de outros países.
Apresentamos alguns exemplos comercializados pela Growskills, que possibilitam e facilitam o processo de formação e aquisição de conhecimentos em áreas específicas e tecnologias usadas na Indústria 4.0.
Edição especial FAS-200 com tecnologias Indústria 4.0
O sistema FAS-200 SE I4.0 oferece formação profissional de acordo com a realidade industrial, simulando um processo de montagem real e incluindo diferentes tecnologias da Indústria 4.0. Este sistema consiste em uma célula de montagem flexível automatizada com cinco fases diferentes:
- Montagem
- Manipulação
- Inspeção de qualidade
- Movimentação
- Armazenamento e envio
O FAS-200 SE I4.0 foi projetado como um equipamento compacto para o desenvolvimento das competências mais exigidas nas tecnologias da Indústria 4.0 que afetam a mecatrónica e a robótica.
Em suma, esta edição especial do FAS-200 está disponível com tecnologia de robótica colaborativa, e ainda inclui sistema de simulação de avarias.